terça-feira, 19 de abril de 2011

Jean-François Millet

Jean-François Millet
Biografia
Nasceu em 4 de Outubro de 1814.
Junto com Cobert, Millet foi um dos principais representantes do realismo em meados do século XIX.
Millet era filho de um latifundiário, nascido em Normandia. Dedicou-se muito nos estudos de grandes pintores como Giorgione, Michelangelo e Poussin. O início de sua carreira como artista foi muito difícil. Precisava ganhar a vida pintando quadros a pastel no estilo rococó (associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais).
Conheceu os pintores Théodore Rousseau e Constant Troyon, no Salão de París, e eles influenciaram Millet a mudar-se para o campo. Foi para Barbizon e lá permaneceu pintando suas obras sobre camponeses.
Morreu em 20 de Janeiro de 1875.
Estilo de Pintura de Jean-François Millet
O estilo de pintura de Millet é o realismo. O realismo é baseado na observação da realidade, na razão e na ciência. Millet também se caracteriza como pintor romântico.
Em suas obras, Millet retrata a vida dos camponeses, não como símbolos da inocência e da simplicidade, mas na sua realidade concreta em que se inserem, com grande fidelidade. Viveu estreitamente ligado à vida camponesa e representa-a com grande rigor. Mostra a dureza da sua condição e a nobreza e a virtude do trabalho. Prefere a vida rural, primitiva.
Junto com Courbet, Millet foi um dos principais representantes do realismo europeu surgido em meados do século XIX. Sua obra foi uma resposta ao romance e deu forma à realidade ao redor, sobretudo a das classes trabalhadoras.

Christian e Catarina
Referências http://veramartinsitajai.blogspot.com/2009/01/pintura-jean-franois-millet-angelus.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Fran%C3%A7ois_Millet

Nenhum comentário:

Postar um comentário