terça-feira, 19 de abril de 2011

Édouard Manet

Édouard Manet (Paris, 23 de janeiro de 1832 — 30 de abril de 1883) foi um pintor e artista francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX

Estilo de pintura de Manet
Os gostos de Manet não vão para os tons fortes utilizados na nova estética impressionista. Prefere os jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza e a sua verdade, muito diferente dos nus adocicados da época. O trabalhado das texturas é apenas sugerido, as formas, simplificadas. Os temas deixaram de ser impessoais ou alegóricos, passando a traduzir a vida da época, e, em certos quadros, seguiam a estética naturalista de Zola e Maupassant.
Manet era criticado não apenas pelos temas, mas também por sua técnica, que escapava às convenções acadêmicas. Freqüentemente inspirado pelos mestres clássicos e em particular pelos espanhóis do Século de Ouro, Manet influenciou, entretanto, certos precursores do impressionismo, em virtude da pureza de sua abordagem. A esta sua liberação das associações literárias tradicionais, cômicas ou moralistas, com a pintura, deve o fato de ser considerado um dos fundadores da arte moderna. Suas principais obras foram: Almoço na relva ou Almoço no Campo, Olímpia, A sacada, O tocador de pífaro e A execução de Maximiliano.
Segundo o site Sua pesquisa, Manet, assim como os outros artistas impressionistas, utilizou tons fortes em suas pinturas, usou técnicas de jogos de luz e o recurso de sombras, usou formas simplificadas em suas obras, abordou em suas pinturas os temas da vida do período em que viveu.

Principais obras de Manet:

- Os romanos
- A decadência
- O bebedor de absinto
- Retrato do Sr. e Sra. Auguste Manet
- Lola de Valência
- O cantor espanhol
- Bailado espanhol
- Mile V. em costume de espada
- O homem morto
- A música na Tulheiras
- Rapaz em costume espanhol
- Almoço na relva
- Olympia
- A ninfa surpresa
- A leitura
- O tocador de pífano
- A execução de Maximiliano
- Retrato de Émile Zola
- Berthe Morisot de Chapéu Pret

Jéssica e Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário